Pular para o conteúdo
Home » Artigos » O Novo Agroglifo de Ipuaçu – Genuíno ou Forjado pelo Homem?

O Novo Agroglifo de Ipuaçu – Genuíno ou Forjado pelo Homem?

Ipuaçu é um município no oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Com uma população de 7. 730 habitantes, conforme a contagem do Censo 2022, destaca-se por abrigar a maior Terra Indígena do Sul do Brasil, a Terra Indígena Xapecó. (Na língua Tupi, se escreve com a letra “X”)

Localiza-se na Região Geográfica Imediata de Xanxerê e na Região Geográfica Intermediária de Chapecó, estando a uma altitude de 720 metros.

A origem de Ipuaçu está intimamente ligada aos povos indígenas de etnia guarani e caingangues, primeiros habitantes da região. Os primeiros colonizadores foram brasileiros Caboclos, provenientes principalmente das províncias de Paraná e São Paulo, em meados de 1900.

Segundo o censo de 2000, 47,9% de seus habitantes são índios, etnias estas que habitavam a região desde antes da chegada dos primeiros colonizadores de origem europeia, a partir do século XVI. O restante da população é basicamente de origem Cabocla ou europeia, descendente de italianos, alemães e poloneses que chegaram à região a partir do século XIX.

Agroglifo – Ipuaçu – 2024

 

Desde 2008, a cidade é destaque mundial entre os ufólogos, devido aos constantes aparecimentos de círculos nas plantações, os agroglifos, fenômeno que ocorre preferencialmente em outubro e novembro. Isto lhe rendeu, além de um documentário produzido pelo canal americano History Channel, o título de “Capital Nacional dos Agroglifos”. (Fonte: Wikipédia)

Mas é preciso navegar com muita cautela por esses mares. Se formos falar sobre a complexidade dos desenhos que surgem, e compararmos com aqueles que aparecem nas plantações inglesas ou em outros países europeus, a diferença é muito grande. Os nacionais não chegam aos pés dos europeus.

Muito se falou nas tentativas de agroglifos forjados e de fato, já foram comprovados vários “fakes”, não somente aqui no Brasil, como também na Europa. Há várias formas de se verificar a autenticidade daqueles agroglifos considerados como genuínos. Estes não pecam em simetria. Ângulos, retas, círculos, contornos, tudo perfeito. Há também as condições em que a vegetação se apresenta. Nos agroglifos genuínos, os troncos são dobrados e deitados, sem que sejam danificados, ou seja, o vegetal permanece vivo e produtivo. Muitos agroglifos genuínos também apresentam forte presença de eletromagnetismo, atrapalhando aparelhos eletrônicos e acabando com a bateria de celulares.

Imagem de dentro do Agroglifo (Outubro de 2024)

Cristiano Gonçalves obteve o relato de alguns pesquisadores que foram à Ipuaçu investigar este que surgiu semana passada, 14/10/2024. Eles foram verificar se ele possuía as características condizentes com os considerados autênticos e parece que há divergências de análises e conclusões dos pesquisadores envolvidos.

Neste programa será mostradas as diferentes opiniões, assim como fotos e vídeos de dentro do agroglifo.

Cristiano Gonçalves

Abaixo, a descrição do vídeo no YouTube e o respectivo Link.

 

Descoberto no dia 14/10/2024, em Ipuaçu, numa plantação de trigo próxima da SC-480, mais um agroglifo. O município do Oeste de Santa Catarina já havia recebido tais desenhos insólitos em anos passados. Alguns pesquisadores – ufólogos estiveram lá investigando e suas conclusões são divergentes. Neste programa, vamos trazer a opinião destes pesquisadores e suas constatações. Temos também imagens de dentro do Agroglifo para que você possa verificar algumas das impressões relatadas por eles. Veja e comente o que você acha.

LINK DO VÍDEO NO YOUTUBEhttps://youtu.be/zGvayOrxhn0 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *