Pular para o conteúdo

Incursão à Chapada dos Veadeiros – GO

Uma das regiões mais lindas do planeta, a Chapada dos Veadeiros encanta a todos que veneram e são apaixonados pelas belezas da natureza. Montanhas, cordilheiras, cânions, fauna, flora e cachoeiras estonteantes.

Visitei a Chapada pela primeira vez em 2013, mas fiquei apenas 10 dias. Isso é muito pouco pra se conhecer os vários lugares lindos que a Chapada oferece e que faça valer a viagem. Além de conhecer, ainda tinha o trabalho ufológico a se desenvolver, então, após vários adiamentos, em 2019 consegui finalmente retornar e ficar todo o mês de Julho. Aí sim deu pra conhecer mais lugares e fazer uma boa incursão ufológica.

Fiquei hospedado em Alto Paraíso, na casa do meu grande amigo irmão Wood Cla Ho, ele, sua esposa Lígia Forato e a minha linda sobrinha Samara me receberam e me proporcionaram a melhor estadia possível.

Conheci lugares especiais como a Montanha da Baleia, praticamente o epicentro dos avistamentos de OVNIs. Há vários relatos de observações de objetos luminosos nas proximidades desta montanha e inclusive o pouso em seu cume. Muita gente vivenciou coisas extraordinárias lá, tanto na montanha quanto ao seu redor, onde se estende o lindo Jardim de Maytrea. Estas fotos na montanha foram na primeira incursão em 2013

Acampamos e fizemos vigília lá durante a noite. Avistamos um ponto de luz vermelha, mas foi rápido e não conseguimos gravar. Na foto eu (de cabelo curto), o Wood e o Duck Strada.

É lá em Alto Paraíso que temos o exato ponto do Paralelo 14, outro local emblemático da Chapada dos Veadeiros.

Durante esta estadia em 2013 tivemos um avistamento inusitado. Estávamos na casa do Wood reunidos conversando na sala até que o Duck, que estava na parte de fora nos chama para vermos algo diferente no céu. Havia alguns objetos avermelhados, mas muito distante no céu. Num dado momento eu avistei um vermelho bem forte, mais baixo. Ele passou muito rápido fazendo até um risco luminoso vermelho. Ao longe, num ângulo frontal a meia altura, observamos três OVNIs vermelhos fazendo evoluções, porém, foram formas difusas, meio trêmulas, tanto que estávamos pensando na possibilidade de serem reflexos de luz em algum fio ou teia de aranha eventualmente presa em alguma árvore do terreno baldio ao lado. Decepcionados com esta dedução, desistimos da observação e nos retiramos. Mas, na madrugada do dia seguinte, lá estavam os três novamente. A dúvida voltou. Era muito longe para filmar, ainda por cima não era uma imagem nítida. Outra coisa que reforçou a tese de que era reflexo, se saíssemos daquele ponto do quintal da casa e fossemos até a rua, os objetos não mais apareciam. Há uma mureta no quintal, eu e o Duck ficamos ali em cima para ver se conseguíamos observar por cima da vegetação do terreno baldio. Inclusive havíamos cortado parte da mata deste terreno na direção de onde os objetos apareciam. Pensamos em talvez destruir o mato que sustentasse a possível teia. Todavia, os três OVNIs, barra, reflexos, lá estavam como se gozando com a nossa cara. Foi então que, por volta das três e trinta da madrugada, cansados e entregues a possibilidade de ser reflexo, eu e o Duck nos preparamos para desistir e foi nesse exato momento que um dos objetos saiu da formação triangular que fazia com os outros e de repente se precipitou para cima. Quando ele subiu, aquele vermelho difuso deu lugar a uma potente luz vermelho vivo. Ele subiu rapidamente, uns cinquenta metros na vertical, e na mesma velocidade desceu, voltando para formação com os outros, assumindo novamente a imagem trêmula difusa. Foi como se quisesse apenas mostrar pra gente que não era nenhum reflexo, mas sim um OVNI.

Em 2019 fui sozinho e me dediquei bastante ao trabalho. Foram várias entrevistas, ministrei algumas palestras, participei de bate papo ufológico, fiz muitas vigílias e conheci o fantástico Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Uma verdadeira maravilha da natureza.

Em resumo, minha sede era na casa de meu irmão Wood, em Alto Paraíso. Acampei por dois dias na cidade de Cavalcante e conheci as cachoeiras de Santa Barbara e Capivara, depois, acampei na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso, pois é lá que temos o acesso ao Parque. Mas é na estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge que pegamos outra estradinha de terra para ir até um dos lugares mais incríveis da Chapada: O Vale da Lua.

No link abaixo, veja o programa especial dedicado a este paraíso. Também produzi dois documentários, um da parte de aventura e outro mais com o teor ufológico. Eles serão exibidos em eventos e promoções que serão divulgados em seu devido tempo.