Luminárias, em Minas Gerais, é um pequeno município encantador, perfeito para quem busca tranquilidade e um cenário deslumbrante. Rodeada de montanhas e cachoeiras, é um paraíso para amantes da natureza e aventureiros. Além das belezas naturais, a cidade é marcada pelo avistamento de OVNIs luminosos, que aliás, já fazem parte dos céus e Serras de toda aquela região, desde tempos antigos, quando os indígenas, habitantes na época, já mencionavam a presença das luzes para os bandeirantes que chegavam lá. Eles já chamavam a região de Aldeia das Luzes. Esta menção foi passando de geração em geração, até que, já na atualidade, com algumas alterações no decorrer dos anos, a cidade obteve finalmente o seu nome, justamente em referência a este fenômeno que permanece sem explicação oficial acadêmica até os dias de hoje.
Para adquirir os livros, vá à página Loja ou peça diretamente
pelo whatsApp: 21 982793693
Em 2021, o ufólogo Cristiano Gonçalves, juntamente com seu grupo de pesquisa de campo, o Contato OVNI, organizaram uma incursão ufológica para investigar a consistência desta casuística. Cristiano, Hanna Cristiny, Roberto Fonseca e André Ferreira, membros do grupo, contaram também com parceiros para a incursão. Eram eles, Maurício Kairuz, pesquisador de cavernas que já fazia trabalhos de pesquisa e incursão às cavernas na região e do cineasta João Gilberto. João Gilberto, posteriormente, desenvolveu documentários relacionados aos acontecimentos, assim como o próprio Cristiano que também produziu um documentário e exibiu em seu canal no YouTube, cujo link estará no final deste artigo.
O grupo Contato OVNI e seus parceiros de pesquisa tiveram importante apoio da prefeitura local. Alguns Guias de Turismo foram essenciais para auxiliar no contato com testemunhas, que foram entrevistadas por Cristiano. Renata Gomes foi a Guia de Turismo que fez a “ponte de ligação” entre Cristiano e alguns membros da prefeitura. Carlos A. Júnior, chefe do departamento de turismo, levou o grupo a um verdadeiro passeio histórico, onde se esclareceu muito a respeito da origem da cidade e também ao aspecto que a liga aos OVNIs. Outros dois Guias que merecem destaque são: Ubá, responsável por vários contatos com testemunhas e Matheus, que durante a Vigília Ufológica realizada na Serra Grande – Pico do Cruzeiro, esclareceu sobre as luzes que se manifestaram na crista das serras. Ele orientou e prontamente esclareceu se aquelas luzes eram de propriedades rurais, ou se não havia morada naquela serra, sendo tais luzes sem explicação lógica. E foi isso e muito mais que aquela vigília proporcionou aos presentes. Tudo que aconteceu está no documentário e em alguns programas produzidos por Cristiano em seu canal no YouTube.
Cristiano também ministrou uma palestra na Casa de Cultura de Luminárias para membros da prefeitura e os Guias de Turismo, apresentando a ufologia, os principais temas envolvidos, casos clássicos no Brasil e no mundo, oferecendo aos presentes uma base para o entendimento sobre o fenômeno.
Depois desta incursão, a prefeitura da cidade elaborou uma data anual para o evento ufológico na cidade. Além de Cristiano Gonçalves e Maurício Kairuz, que continua atuante, desbravando cavernas na região, outros ufólogos e pesquisadores participam do evento anual, como o Edison Boaventura que, posteriormente, também desenvolveu ótimos trabalhos de pesquisa na cidade.
Atualmente, (este artigo foi redigido em outubro de 2024), Luminárias já faz parte do roteiro de pesquisas ufológicas de Cristiano e seu grupo, o Contato OVNI, Edison Boaventura e outros pesquisadores que certamente virão. Os entusiastas da ufologia já fazem parte dos grupos de turismo da cidade. Toda a comunidade ufológica agradece o apoio e a simpatia por parte da prefeitura, pois estamos falando de uma rara prefeitura que abriu as portas de sua cidade para nossa atuação e a divulgação do fenômeno ufológico. Afinal, desde tempos remotos, as luzes misteriosas sempre estiveram presentes em Luminárias.